Links do Ocioso, agregador de conteúdo

domingo, abril 04, 2010

[ADOTADAS] Descascando a Páscoa

Os cristãos comemoram a Páscoa, do hebraico Pessach, passagem, como a ressurreição de Cristo, mas a celebração é anterior ao retorno do Messias, remetendo-nos há 3,5 mil anos, quando de acordo com a Torá, Deus enviou as Dez pragas do Egito sobre o povo daquele país. Antes da décima, o profeta Moisés foi instruído a pedir para que cada família hebréia sacrificasse um cordeiro e molhasse os umbrais das portas com o sangue do animal intencionando não serem acometidas pela morte de seus primogênitos. Driblaram essa tragédia prenunciada e se protegeram da Ira Divina; já os descendentes mais velhos dos egípcios não tiveram a mesma sorte, o que deixou o faraó atemorizado e culminou no Êxodo, libertação daquele povo escravizado para adoração de Jeová no deserto. Como recordação, o sacrífício de Pessach foi instituído para todas as gerações. 
Com todo o seu ecumenismo intrínseco, a celebração tem registros até na China. Lá, eles comemoram-na há milênios também, mas como uma festa de prenúncio da primavera. Uma das vertentes de pesquisa do fenômeno, atribui a eles a criação dos ovos decorados como presente nessa data especial. Amigos trocavam  entre si ovos cozidos, coloridos por alguns ingredientes, entre eles, a beterraba. 
No período das grandes navegações, missionários que visitaram a China gostaram da idéia e a trouxeram para o hemisfério ocidental. Aqui, os ovos de galinha ou pata enfeitados eram os presentes de Páscoa e o coelho, símbolo da fertilidade, sua marca representativa. Mais tarde, no século 18, a Igreja fez do ovo o estigma da ressurreição de Cristo, santificando um costume pagão. 
Hoje em dia, marcadamente nesse período, os "chocólatras" se realizam comendo bombons e as deliciosas cascas embrulhadas em elegantes pacotes. Os tipos são muito variados, todavia há um que desperta a atenção pela excentricidade, o ovo bicolor, com metades branca e preta. Encarnando toda a alegria da páscoa e representando cada uma dessas partes, temos uma cadela branca e outra negra para adoção.
Características: 
Clarinha
- porte pequeno (9kg)
- um ano;
- castrada e vacinada; 
Síssi 
- porte pequeno (11kg); 
- um ano;
- vacinada e castrada; 



 
  





























Contatos para adoção, São Paulo - SP: 
ADOTADAS