segunda-feira, outubro 06, 2008

Ligre, mestiço de leão com tigresa

  O ligre, ou liger, do inglês, é um híbrido entre um leão e uma tigresa. Dessa mistura confusa e pitoresca, surge um animal que se assemelha mais ao pai, porém dotado das listras de tigre da mãe. É o maior felino do mundo, podendo atingir até 3 m de comprimento. Acredita-se que seu tamanho privilegiado é resultante da ausência de genes inibidores do crescimento (nos leões é uma herança materna e nos tigres, vice-versa). Aos três anos de idade, ele pesa meia tonelada (metade do peso de um automóvel gol). Com essa massa toda, devoram 9 kg de carne e de frango por dia, porém são capazes de comer até 45 kg em uma única refeição.
  Entre suas habilidades, estão a capacidade de nadar, herança genética materna somente, e a agilidade proveniente de ambos os progenitores, ligres podem desenvolver uma velocidade média de 80 km/h.
Ligres são aberrações, pois sua ocorrência é praticamente impossível, uma vez que a maioria dos leões está na África e grande parte dos tigres está na Ásia. Sua existência é um acaso. Pelo menos é o que alegam os diretores dos institutos e zoológicos que abrigam esses animais.
  No zoológico "Arca de Noé", na cidade de Gritz, na Alemanha, dois ligres despertam a atenção dos passantes. Veja o vídeo abaixo:


Fonte: http://www.floraisecia.com.br/artigos/ppt/liger._liger__o_bichinho_de_estimaao.pps
Vídeo: BBC News Brasil